quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Metro de Lisboa - O Desafio Diário

Poizé,

Este post de hoje é a prova de que podem aprender algo com este blog. Na verdade, aqui quero discutir a Selva chamada Metropolitano de Lisboa, que nos faz o grande favor, por troca de meia dúzia de Euros + qualquer coisita, de nos levar ao nosso emprego todos os dias.

O que acontece, é que em tão espectacular transporte público, surgem coisas indiscutivelmente maravilhosas, as quais só são impossíveis encontrar em local tão sombrio (Destaque à grande linha verde).


Aqui, quero falar de todas as coisas caricatas que acontecem dentro do Metro no nosso dia-a-dia, e quem anda de Metro diariamente, sabe do que falo. Na minha opinião, andar de Metro não é apenas apanhar um transporte público, andar de Metro é:
  • Já saber de cor e salteado o Re-Mix da Bengala do Cego da linha amarela, como saber reconhecer de ginjeira aqueles que se fazem passar por Cegos. Um verdadeiro Viajante de Metro sabe que o Cego que diz Pfffavor em vez de Por Favor anda a comer a outra Ceguinha há pelo menos 10 anos!! Um caso real de amor no Metro. A TVI anda a dormir, eu não.

  • Andar de Metro a partir das 17h30 no verão, equivale a visitar um parque de diversões para cães. Aquela mistura de odores provenientes das temperadas axilas humanas, são a maior diversão para um cão!! No outro dia vi um cão daqueles que encontram cadáveres a 5 metros de profundidade, a entrar em sprint em direcção à pessoa que estava á minha frente. Falso alarme, ainda estava viva... porém.... aquele cheiro enganava qualquer um, até a mim. Há dias me que o Metro cheira tanto a suor, que até posso dizer que é um cheiro completamente oposto ao cheiro do balneário do Sporting logo a seguir ao apito final!!!

  • Andar de Metro é adivinhar a Profissão da pessoa que está à nossa frente, dos lados e de trás. Até sei dizer quantas vezes estes mesmos já vestiram a mesma roupa esta semana. Tenho de confessar que o campeão mantém o seu registo de usar 3x seguidas a mesma t-shirt :)
  • Ao fim de um ano de Metro, já supervisionamos uma colecção inteira feita em Ponto Cruz, onde foram criados babetes, meias e outro acessórios para o netinho ou netinha que está para vir.
  • Quem anda de Metro, já disputou pelo menos uma vez as OLL - Olimpiádas do Lugar Livre. Aqui, é possível encontrar especialistas de 60 a 70 anos, que conseguem na recta final a sprintar e atingir velocidades notáveis, de forma a passar á frente de jovens entre os 15 e os 35, sem sequer olhar na cara. Eu gosto de chamar a isto uma corrida à gato - é correr em frente para atravessar a estrada, o resto que se lixe.

  • Observar aquele infeliz, que chega ao metro todo contente, saca do seu lindo mp3 para ouvir a sua grande música, até que chega à parte de desenrolar o fio dos Phones... Passam 3 estações, e ainda está de volta dos fios... chegamos à estação terminal e finalmente desenrolou o primeiro nó. Triste.

  • Uma das minhas preferidas, são aqueles que ganham complexos de identidade dentro do Metro. Dentro do Metro julgam-se gatos, e ficam a olhar fixamente como se nada mais no Mundo interessasse para os tubos Amarelos, Verdes e Vermelhos que estão do outro lado da janela. Também há quem fique apenas a olhar para a janela como se estivesse num Cruzeiro a apreciar a bela paisagem (not).

  • Há aqueles que são amantes da tecnologia, e decidem então ficar a decorar todo o menu do telemóvel. Para estes o grande objectivo de vida é conseguir alterar qualquer definição do telemóvel sem olhar para ele.

  • Há também os irritantes estudiosos. Este ser, aproveita as viagens de metro para ler o micro jornal, o "Destak", e chegam mesmo a ler o jornal cerca de 7 vezes ao dia.
  • Há outros que preferem armar-se em DJ's, e reparem, normalmente são pessoas de classe social duvidosa, que gostam de exibir o seu telemóvel (roubado com certeza), colocando os seus grandes sons aos altos berros para toda a gente ouvir. Reparem, eles são os únicos que gostam destas musicas, colocando toda a gente mal disposta à sua volta. Nem toda a gente gosta de ouvir Gipsy Kings.

  • Olhar para os seguranças e pensar o quanto todos são parecidos com o Green Beret do jogo Comandos

                  • Andar de metro, é treinar olhar de matador no reflexo da Janela

                  • Por último, há quem goste de aproveitar a seca de andar de metro para limpar as cavidades nasais. É nojento, eu sei, mas todos nós já o vimos, certo??

                  Após discutir o tipo de pessoas que frequentam no metro, deixo aqui algumas sugestões para uma pessoa se entreter no metro, com alguma dignidade:

                  • Levantar o telemóvel bem alto, e gritar com toda a força: "ALÁ É GRANDE!! VIVA A PALESTINA!!" e de seguida coloquem os dedos indicadores nos ouvidos.

                  • Apontar o dedo às pessoas como se tivessem uma arma na mão, estilo Gran Torino


                  http://www.youtube.com/watch?v=ri_qAunl9Gc

                  • Simular uma chamada e dizer com toda a certeza que o metro é o transporte público que apresenta um maior índice de transmissão do Vírus H1N1 (Falem como se fossem bastante entendidos da matéria), e de seguida espirrem compulsivamente.

                  • Colocar um toque no télemovel com barulhos de saída de flatulências, e quando se ouvir um grande traque, olhem com ar de espanto para a pessoa do lado. Vão ver que vai ficar um ambiente de cortar à faca.

                  • Coloquem um tapete com um padrão palestiniano no chão, vejam com uma bússola para onde fica o Norte. Sussurrem qualquer coisa, e vão com a cabeça 3 vezes ao chão. Não esquecer de levar um colete cheio de fios, e se possível com plasticina a fazer de conta que é C4.

                  Por hoje é tudo, espero que tenham-se divertido :) Aguardo os vossos comentários, que mais uma vez digo, são bastante importantes para a sobrevivência deste blog!!!





                  Adios,






                  Paixão'09

                  12 comentários:

                  1. Mais uma vez em grande nível!!!
                    Aguardo ansiosamente os próximos temas.

                    PS: Não conseguiste resistir a uma boquinha ao Sporting, né?

                    ResponderEliminar
                  2. EPa!!!
                    Altamente lololol
                    Nao costumo andar muito de metro, mas quando o fizer, tenho de fazer 1 ou 2 artimanhas das que mencionas, para ver se resulta, gosto daquela do ALA!!!! :x ou da gripe dos porcos lol

                    Continua!!

                    ResponderEliminar
                  3. bm e eu k vou comecar a ir a lx,para tirar 1 curso, s antes d ler est post ja m via atrapalhada entao agora, tnh medo d t encontrar por la loool

                    adorei estes dois posts, tens jeitinho pa coisa ;)
                    parabens

                    ResponderEliminar
                  4. Muito Bom!! Gostei da parte do tapete e da plasticina, acho que era de valor fazer isso e postar aqui um vídeo... É graças a cenas como "a mesma t-shirt 3 vezes seguidas" que não troco a minha mota por nada... até podia ser um aspirador com rodas, seria melhor que o grande metro em hora de ponta =\ ...

                    Continua com isto (tás a ir bem)

                    PS: apesar de mt fáceis, uma boca ao SCP cai smp bem

                    ResponderEliminar
                  5. Parabéns Paixão, está genial!!!

                    Bjs

                    ResponderEliminar
                  6. Mto bem, está uma leitura visual das melhores.

                    Mas para acrescentar temos aquela leitura visual das dezenas e dezenas de nacionalidades que estão ali misturadas com os seus toques da sua terra.

                    Cada um melhor que o proximo.

                    E sem faltar os ultimos gritos das pessoas tatuadas e brincos.

                    Enfim é um Mundo o Mundo do Metro.

                    Abraço

                    ResponderEliminar
                  7. Amigo óptimos comentários e sugestões mais uma vez!!!
                    Adoro o lenço e o grito de Alá...será que resulta aqui na empresa?? com plasticina ou não:))afinal passa por aqui a conduta de gás natural....lol
                    E como diz a canção: No Pares Sigue Sigue!!!
                    beijos

                    ResponderEliminar
                  8. Apenas 4 palavras FE-NO-ME-NAL :D

                    Eu cá não troco o meu micro-popo por nenhuma viagem nesse metro... acho que preferia atravessar o RIO DOURO a nado do que entrar nem que fosse por 2 minutos nesse lugarzinho obscuro e sombrio!

                    Acho que há noite vou ter pesadelos com o Sr."3 dias com a mesma T-shirt"... e a culpa é tua... ou melhor dele que não troca :D

                    Ainda bem que o metro na minha cidade ainda não atingiu a idade adulta... não há nada disso por aqui, apenas velhinhas que pensam que o metro é o comboio turistico da cidade...e arredores!

                    Vou levar este post como cábula para a minha proxima viagem a LX!!

                    Continua a escrever sobre temas tão pertinentes da sociedade!!

                    Beijinho!!

                    ResponderEliminar
                  9. Apesar de já te ter dado os Parabéns pessoalmente, aproveito para o fazer publicamente! Parabéns!!

                    Só tenho um reparo...ñ fizeste referência a todos os SERES que gostam de partilhar aquele momento tão especial e único de cortarem as unhas ao teu lado(enquanto tu rezas para que nenhuma te caia em cima)!
                    De resto, toda a tua descrição foi brilhante(qual Eça de Queirós!)

                    Bacini

                    ResponderEliminar
                  10. só keria destacar a tua capacidade para apanhar todos os pequenos pormenores que acontecem diariamente no metro..axo k mm k os kisesse enumerar não me ia lembrar de metade =p..

                    o mais xato de tudo é que ai no meio ainda me criticas =(..
                    sim..eu sou daquelas pessoas que mts xs kd chega ao metro to um ano para desenrolar os fones =\..decadence XD...

                    biju**

                    ResponderEliminar
                  11. Pah, este para mim foi de longe o melhor post, simplesmente brutal!! Ainda me hás-de dizer aonde é q t andas a inspirar =)
                    N tens um dia para os miseráveis?? Aí metias o Sporting =D

                    ResponderEliminar
                  12. Kakakakakakakaka!!!! Isto sou eu a rir alto e em bom som para todo o pessoal ouvir!! Brutal!! Uma coisa em comum: já percebi que andar de metro é muito mais interessante que andar de autocarro... Ai de ti que páres de escrever!!

                    ResponderEliminar