quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Entrevista de emprego - O que não fazer!

Poizé,

Hoje quero-vos falar daquilo a que todos os seres humanos têm de passar, tirando um ou outro caso em bancos privados e alguns institutos públicos... O grande tema de hoje são as entrevistas de emprego, onde vos quero transmitir tudo aquilo que não devem fazer antes, durante e após a entrevista.

Uma coisa que não convêm mesmo é chegar atrasado, ir a correr e mandar um espalho daqueles enormes na recepção. Acho que fica mal, e não é nada elegante. De seguida, evitem estarem nervosos, para não aparecerem com uma camisa toda suada e a colar.... É que uma vez vi um gajo que parecia que estava com uma licra de bodyboard, o jovem estava embalado a vácuo praticamente. Por ultimo, no que diz respeito ao antes, não cheguem atrasados, mas também não cheguem muito cedo... O meu conselho é que sincronizem o vosso relógio com o do Metro e apareçam na sala de reuniões no segundo certo... por exemplo, às 9h em ponto abram a porta da sala de reuniões e gritem bem alto: “Ah ahhhhh!! Pensavam que ia perder esta oportunidade não?”

Durante a entrevista, basicamente digam tudo menos a verdade. Não digam que 75% do vosso tempo era gasto junto da fotocopiadora, mas sim que eram responsáveis pela gestão da duplicação documental. Atenção: Evitem sempre palavras como Xerox ou HP porque podem ser agarrados por aí... Outras palavras proibidas são: Papiro, Gadsa ou outra empresa de arquivo.
Meninos, tirar macaquinhos no nariz está fora de questão durante uma entrevista, por isso controlem-se. Se a gaja que vos entrevistar for muita boa, evitem olhar para ela para não parecerem um urso a apreciar uma foca, porque como todos sabemos, principalmente quem é meu leitor assíduo (O meu primeiro post), a cena das mamas e os homens nunca resulta bem.

No após entrevista, evitem telefonar de 15 em 15 minutos para a gaja dos recursos humanos a perguntar se têm novidades... Basicamente esperem a eternidade que for preciso. Olhem para mim, eu neste momento já estou a achar que todo o departamento de Recursos Humanos foi despedido, ou então foram todos de férias juntos e o avião caiu, é que passam 4 meses e ainda não me disseram nada, mas o importante é acreditar!!!

Adios
Paixão’09

4 comentários:

  1. na questão do chegar atrasado existe a máxima:

    "Se não consegues chegar a horas então chega antes!"

    Muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem…estás a melhorar a olhos vistos!!!
    Gostei
    Beijos
    SG

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post :) Estando eu em situação de 1º emprego, parece que encaixa perfeitamente no meu dia a dia.. Gostei da forma cm descreveste as situações, fizeste me rir, que é tudo o que menos me apetece fazer quando tenho uma entrevista looooll

    gostei da lycra!! :D

    ResponderEliminar
  4. No que toca à entrevistadora nos despertar a atenção, há sempre a possibilidade (remota) de o flirt resultar para o nosso lado, e com isso marcar pontos a nosso favor, mas isso sou só eu a congeminar. Aquela ida à Capgemini ficar-me-á para sempre na cabeça ou não tivesse andado eu o tempo todo a fazer sorrisinhos à rapariga que me entrevistou; uma semana depois o veredicto da entrevista foi negativo, mas acreditem que foi só mesmo por isso... xD

    ResponderEliminar